Tipos de clientes segundo o NPS

O Oppinar identifica os tipos de clientes com uma pesquisas simples

Os tipos de clientes que identificamos através do Net Promoter Score (NPS) representam parâmetros estratégicos no varejo. De fato, esta classificação dá um norte no direcionamento de uma série de questões. Da linguagem adotada na divulgação aos planos para o futuro, compreender a flutuação de sua capacidade de satisfazer o cliente é um trunfo. Antes […]

Previsibilidade de vendas – aposte nisso

Tendências do varejo em 2021 - a chave é o comportamento do consumidor.

A previsibilidade de vendas é um elemento chave no planejamento de um negócio varejista, afinal, com uma ideia realista sobre o volume de vendas, você pode determinar metas realmente viáveis e prever quanto terá disponível para investimentos.

SXSW 2022 – palco de tendências

SWSW 2022

O SXSW 2022, maior festival de criatividade e inovação do mundo, trouxe importantes ensinamentos para o varejo, mesmo sem que este seja seu foco. Hoje, vamos te contar sobre tendências importantes apresentadas no evento.

CX – Experiência do Cliente

A experiência do cliente (ou CX) é algo vivo e dinâmico

A experiência do cliente (ou CX) é algo vivo e dinâmico, depende do negócio em questão, do cenário que o envolve, do perfil do público alvo. Ela reflete sua percepção sobre o relacionamento que tem com a empresa e, quando é positiva, traz, entre principais seus benefícios, fidelização e recomendações.

Efeitos das mudanças climáticas no varejo

Efeitos das mudanças climáticas no varejo

Os efeitos das mudanças climáticas no varejo, especialmente no último ano, têm sido tão marcantes quanto as notícias de calor ou frio extremos. Com isso, à medida que entendemos que a relação da sociedade de consumo com o clima é de mão dupla, varejistas de todo o mundo assumem suas responsabilidades com o meio ambiente. O resultado se reflete no destaque que a questão passa a ter nas decisões estratégicas das empresas.

Indicadores de performance de vendas

Indicadores de performance de vendas

Indicadores de performance são informações extraídas dos dados da empresa e que permitem avaliar diversas questões com base no planejamento estratégico. Assim, eles funcionam como uma espécie de bússola na tomada de decisão.

Adeus às mídias sociais

Adeus às mídias sociais

Marcas icônicas estão dando adeus às mídias sociais e levantando especulações sobre um movimento de contratendência, mas pode ser algo além. Cada uma das empresas teve motivações próprias, embora com um ponto em comum:o movimento serviu como afirmação de elementos importantes de suas identidades.

Estratégias consumer centric para inspirar

Estratégias consumer centric para inspirar

Nas estratégias consumer centric, os clientes são o foco da operação. Nada deveria ser mais natural no varejo, afinal, para existir, o setor depende de pessoas dispostas a fazer compras. Só que muitas empresas ainda resistem a, verdadeiramente, seguir por este caminho. Enquanto isso, quem investe em satisfazer o público alvo cresce a olhos vistos, como nos cases que trouxemos nesse post.

NRF 2022 – o Big Show do varejo mundial

NRF 2022

Três temas se destacaram na NRF 2022 – metaverso, ESG e pessoas -, mas o evento foi além, inclusive trazendo novos conceitos para o varejo, como metacommerce e alt-commerce. Nas falas de importantes nomes do setor, também chamou a atenção a recorrência de dois temas ancorando as ideias: transformação digital e liderança.

KPIs – usando dados na prática

KPIs - usando dados na prática

KPIs (ou indicadores chave de desempenho) são informações extraídas dos dados da empresa e que, com base no planejamento estratégico, servem como parâmetros de avaliação. Em poucas palavras, eles ajudam a identificar onde a empresa está agora em relação a onde ela que chegar, ou seja, no seu objetivo.