As marcas mais valiosas do mundo, na mesma medida em que encantam clientes, inspiram outros negócios. Observar as práticas que as conduzem a este ponto, sem dúvida, traz ideias e motivação. Até mesmo empresas de indústrias diferentes encontram fontes de benchmarking entre as campeãs.

Nesse sentido, uma das listagens mais referenciadas é a da consultoria Interbrand. Ela aplica uma metodologia própria para identificar, anualmente, as 100 marcas mais valiosas do mundo. Embora seja fonte de consulta para investidores, o mérito deste estudo vai além. Mais que verificar quanto valem as queridinhas do mercado, ele dá pistas da direção em que o futuro aponta

Analisando as marcas melhor avaliadas em 2021, a Interbrand identificou algumas recorrências nos percursos daquelas que ocupam o topo da lista. Antes de tudo, elas têm clareza sobre a direção a seguir e, para tanto, contam com o alinhamento dos envolvidos. Em paralelo, têm empatia e são hábeis em compreender as pessoas em sua rede. Tudo isso mantendo a agilidade das operações.

Certamente, não estamos falando de algo que não se alcança da noite para o dia. Ao contrário, trata-se de uma construção paulatina, alicerçada em propósitos e onde os dados cumprem parte importante.

Direção

Tudo começa com os alicerces. As marcas mais valiosas do mundo têm propósitos e valores claros. Em outras palavras, têm compreensão plena de sua missão e sabem até onde ir para realizá-la. O porquê do negócio, sua razão de ser, é uma constante que independe de eventuais incertezas e variações econômicas. Em vez de sucumbir às mudanças que o mercado exige, ele guia planejamentos e sustenta inovações.

Alinhamento

Quando os valores e propósitos são realmente abraçados pela organização, eles transparecem em tudo – produtos, atendimento, políticas internas, comunicação, enfim, em todas as suas ações. Afinal, se os envolvidos conhecem os objetivos e as “regras” do jogo, podem impulsionar o negócio na mesma direção. Com efeito, é como se, ao início de cada processo, parte das definições já estivessem acertadas. Dessa forma, além de ganhar tempo, as pessoas se sentem seguras e se comunicam com mais facilidade. O alinhamento ganha potencialização com muita escuta ativa. Para tanto, conversas do dia-a-dia, reuniões, monitoramentos e pesquisas têm, cada um, seu valor. 

Empatia

As marcas mais valiosas do mundo são empáticas. Elas estão em sintonia com a indústria onde atuam – clientes, colaboradores, fornecedores etc. Escutam ativamente as pessoas, estão atentas aos sinais do mercado e, assim, são capazes de se antecipar. Mais que isso, podemos dizer que têm empatia como um de seus valores. A fim de colocar isso em prática, se dispõem a sair da zona de conforto e buscar opiniões diferentes. Suas reuniões são marcadas por diversidade e multidisciplinaridade.  

Agilidade

Até aqui, falamos de três características que, por mais que sejam reconhecidas como importantes, raramente recebem a atenção que merecem de gestores do varejo. A quarta, no entanto, é perseguida arduamente pela maioria das empresas. Estamos falando da velocidade que tantos buscam em suas operações. Então, é bom pontuar que, para as marcas mais valiosas do mundo, isto não é um objetivo isolado. Trata-se de uma peça num conjunto de atitudes e que, quase sempre, é consequência de práticas internas, sobretudo dos pontos que levantamos anteriormente. Mas, de fato, elas mostram agilidade acima da média tanto em suas operações como em suas respostas aos desafios do mercado.

Cultura data driven – nosso bônus

A participação dos dados é crescente nesta sequência de características comuns entre as marcas mais valiosas do mundo. Na direção, o comando fica por conta do propósito e dos valores, que guiam o olhar ao analisá-los. Já na agilidade, eles assumem o papel de guiar planos e decisões na direção certa. 

Apple, Amazon e Microsoft ocupam o topo da lista mais recente da Interbrand. Nas três, é evidente a cultura data driven – quando os dados são centrais na condução do negócio. Assim também é com as outras 97 organizações identificadas pelo estudo. 

Na trilha das marcas mais valiosas do mundo

Hoje, seguir o exemplo das marcas mais valiosas do mundo está ao alcance de empresas de qualquer porte. Soluções de alta eficiência e baixo custo, como o Margem  e o Oppinar, entregam dados em tempo real na tela do smartphone. Converse com nossa equipe! Vamos te ajudar a ficar cada vez mais perto das empresas com melhor avaliação no planeta.