Uma solução de gestão automatizando rotinas reduz erros na indústria do varejo. No entanto, por mais incrível que pareça, muitos gestores ainda registram movimentos de lojas e caixa  manualmente. Embora as planilhas de Excel sejam a opção mais popular para essa tarefa, contar com softwares específicos traz segurança e agilidade.

Talvez, numa empresa pequena, uma tabela simples seja suficiente para o registro de dados básicos. Mas, se seu plano é crescer numa escalada de vendas, automação é uma aposta certa. Em tempos de pandemia então nem se fala. A virtualização do comércio segue sem sinais de freio, e registrar entradas e saídas de loja física, e-commerce do site, aplicativos de compras, marketplaces etc. é um desafio e tanto, sobretudo considerando a velocidade das transações digitais.  

Ainda assim, se você não está convencido de que essa seja a hora certa para adotar uma solução de gestão para sua empresa, deixamos aqui quatro perguntas que podem te ajudar a  saber quando esse momento chegar.

1. Quem é seu melhor vendedor?

Uma pandemia assolou o mundo. O funcionamento do comércio foi reduzido, e sua loja só pode abrir com um vendedor. Você tem base para fazer essa escolha?

Ferramentas de gestão para o varejo contam com mecanismos que registram as atividades dos vendedores sem dar margem a equívocos ou manipulações. Dessa forma, uma simples consulta de dados permite uma decisão objetiva com segurança e agilidade. No dia-a-dia, essa informação pode ajudar a definir promoções, gratificações, direção de treinamentos, incentivos etc. 

2. Qual seu canal de vendas mais lucrativo?

Assim como acontece com as atividades dos vendedores, o registro das vendas por canal é uma das rotinas automatizadas por soluções de gestão para o varejo. Ter esses dados em mãos e atualizados em tempo real pode mudar os rumos de uma negociação. Além disso, ajuda a administrar os estoques e a logística.

“No varejo, a implantação de soluções de gestão costuma ser seguida pela melhora na performance. Acontece que ter em mãos dados atualizados em tempo real traz agilidade para ações e permite correção de rotas antes que desvios se transformem em problemas.” Marcos Miranda, MpontoM

3. Você vende tudo que expõe?

Da mesma forma, uma solução de gestão para o varejo mostra ao gestor quantas unidades de cada produto foram vendidas em certo intervalo de tempo. Acompanhar o ritmo de movimentação dos produtos que vende, vai te ajudar programar compras com mais eficácia, evitar desperdícios e melhorar o retorno sobre o investimento.

O espaço na vitrine, na gôndola e no caminhão de transporte tem valor. Assim sendo, se um produto tem vendas muito abaixo dos demais, você deve analisar se há vantagem em continuar investindo nele. Por certo, para quem trabalha com produtos perecíveis, a atenção a esse movimento representa um fator super estratégico. Em síntese, conhecer o ritmo de saída dos produtos ajuda na programação logística, controle de estoque, negociação com fornecedores etc.

4. Seu planejamento funciona?

O planejamento é apenas um passo na construção de um negócio. A prova de fogo vem na capacidade de realizar. Você já analisou objetivamente o potencial de realização de seus planos? 

Já temos variáveis externas suficientes para considerar em nossas projeções, de modo que precisamos ter domínio, pelo menos, dos dados internos de nossa empresa. É por isso que as soluções de gestão para o varejo focam em dar precisão e clareza à apresentação dos dados operacionais. A automatização do processo de coleta, praticamente, elimina os erros. Em paralelo, o design é pensado com o propósito de colaborar tanto com a compreensão dos números como com a interpretação de seu papel na operação.

Minha planilha é uma solução de gestão

De fato, se você tiver um curso avançado de Excel, pode programar fórmulas e inserir informações, criando uma planilha bem detalhada. Contudo, já calculou quanto do seu tempo isso tomaria? E o que dizer da inserção de dados? De novo, o tempo é uma questão, só que, aqui, soma-se ao risco de erros.

Enfim, por mais empenho que você dedique à sua planilha, faltam a ela alguns detalhes que fazem a diferença numa solução de gestão. Sem dúvida, a automação salta aos olhos quando comparamos as duas ferramentas. Entretanto, há muito mais a considerar. A capacidade de integrar dados e de apresentá-los de maneira clara, inclusive em gráficos, são funções essenciais para trazer eficácia ao gerenciamento de empresas varejistas.

As soluções de gestão da MpontoM foram pensadas para atender, principalmente, o varejo. O Margem cobre a operação de vendas em si, enquanto o Prazzo contribui com a gestão de pessoas. Quer saber mais? Nossa equipe está pronta para te atender.